O Espírito Santo chega nesta semana a 476 leitos de UTI exclusivos para tratamento do coronavírus

O Governo do Estado o segue ampliando o número de leitos hospitalares disponíveis para o tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados para o novo Coronavírus (Covid-19). Nesta quarta-feira (20), o governador Renato Casagrande anunciou a contratualização de mais 40 leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) e 150 de enfermaria no Vila Velha Hospital. Com isso, o Espírito Santo ultrapassa a marca de mil leitos exclusivos para a Covid-19.

Em visita às instalações do hospital, Casagrande falou sobre o esforço do Governo do Estado para ampliar a rede de atendimento aos pacientes. “Nas próximas horas a gente começa a usar 190 leitos para o tratamento da Covid-19, sendo 40 de UTI. É muito mais que um hospital de campanha. Além de ser uma estrutura já toda montada e com os profissionais de saúde. É uma segurança para quem depende do leito”, afirmou o governador.

Casagrande lembrou que o Espírito Santo chega nesta semana a 476 leitos de UTI exclusivos para tratamento do coronavírus. Ao todo, serão mais de mil leitos para combate ao coronavírus. “Leitos de UTI salvam vidas, mas não salvam todas. O que salva vidas é o isolamento e o distanciamento social”, reforçou.

Os leitos, já regulados, são do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro da rede privada para atender a todo Estado e fazem parte da terceira fase de expansão de leitos do Espírito Santo, denominada “Programa Leitos para Todos”. O valor estimado do quantitativo mensal é de R$ 4.977.900,00 para a contratação desses 190 novos leitos.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, essa expansão do número de leitos faz parte de uma estratégia que prioriza a qualidade na atenção. “O paciente Covid é um paciente complexo, já que é uma doença nova e exige um hospital com alta oferta assistencial, com qualidade clínica e é isso que estamos ofertando à população capixaba”, afirmou.

Dia dos Mil

Nésio Fernandes disse ainda que esta data é marcante pelo fato de o Espírito Santo ultrapassar a marca de mil leitos de enfermaria e UTI disponíveis para Covid-19. A soma leva em consideração os 251 leitos contratualizados pela Secretaria da Saúde (Sesa), publicados no Diário Oficial do Estado. Além dos 190 leitos do Vila Velha Hospital, foram anunciados 11 leitos do Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, 15 leitos do Hospital São Luiz e 35 leitos do Hospital Meridional São Mateus.

Com os já 793 leitos disponibilizados, o Espírito Santo chega à oferta de 1.044 leitos para o atendimento de Covid-19.

O Programa Leitos para Todos

A portaria nº 071-R, de 26 de abril de 2020, instituiu no âmbito do Plano de Atenção Hospitalar Covid-19 o “Programa Leitos Para Todos”, que visa à expansão de leitos no Estado. O programa tem por estratégia a qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, visando à garantia do acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolvam formas graves da doença.

“Com o programa, a Secretaria da Saúde visa à ampliação de oferta de leitos de forma regionalizada ao atendimento à Covid-19, e à garantia do acesso a atenção hospitalar”, explicou o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa. fonte: Com informações da Secretaria Estadual de Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui